18 março 2014

Lua de mel em Roma. Primeiro e segundo dia

Dos 10 dia que eu passei na Europa, fiquei 4 noites em Roma, mas passei 1 dia em Pompéia e Nápoles. Como eu já disse aqui, acho que o ideal é passar no mínimo 4 dias inteiros em Roma, mas nos 3 dias que estive lá, consegui conhecer o que considero essencial.

Chegamos ao aeroporto Rome Fiumicino por volta de 12:15, onde havia um motorista nos esperando a fim de nos levar ao hotel. Antes de viajar, entrei em contato com o hotel por e-mail e pedi que eles reservassem este serviço para nós.

Ficamos hospedados no Hotel Raffaello, um 3 estrelas que tem uma ótima localização, pois fica a aproximadamente 20 minutos do Coliseu, 25 minutos da Fontana de Trevi, 10 minutos da estação Roma Termini (tudo a pé), e próximo a vários restaurantes. Falarei especificamente sobre o hotel em outra postagem.

Minha intenção no primeiro dia era visitar a Fontana di Trevi, o Pantheon, o Campo de' Fiori,  a Piazza Navona e a Via del Corso (que ficam próximas umas das outras),  mas só conhecemos as 3 primeiras atrações, pois quando chegamos ao Campo de' Fiori, começou a chover muito, então pegamos um táxi e voltamos para o hotel. 

Fontana di Trevi

É linda como nos filmes e nas fotos! Difícil é conseguir tirar uma boa foto dela com tantas pessoas em volta...




Tempio di Adriano

No caminho para o Pantheon, passamos sem querer pelo Tempio di Adriano, que fica na Piazza di Pietra, e é muito bonito.


Pantheon

Também é lindo. Dentro dele fica o túmulo de Rafael, mas só descobri isso no dia seguinte, então não registrei :(


O túmulo de Rafael fica logo abaixo desta escultura, mas como eu não sabia, fotografei apenas a santa.

O mais inteligente seria irmos do Pantheon para a Piazza Navona (hoje eu sei disso), mas olhando o mapa, achei melhor seguirmos para o Campo de' Fiori. Como se não bastasse a escolha ruim, nos perdemos no caminho, demoramos para chegar lá, e quando chegamos, não gostamos do que vimos e começou a chover. Na minha opinião, o Campo de' Fiori, à noite, não tem graça, exceto pela estátua do filósofo Giordano Bruno, que foi queimado vivo naquele local, pela Inquisição, em 1600, por defender a mesma ideia de Galileu Galilei, de que a Terra girava em torno do sol. Durante o dia, porém, até as 14:00h, com exceção dos domingos, acontece nesta praça uma feira que vende flores, alimentos e souvenirs. A feira é até interessante (visitei-a no dia seguinte), mas na minha humilde opinião, nem ela nem a estátua do Giordano Bruno valem a visita à praça, principalmente se você tiver poucos dias em Roma.

Campo de' Fiori


No segundo dia, a intenção inicial era visitar o Coliseu, o Arco di Costantino, o Palatino, o Foro Romano, a Bocca dela Verità (que fica na Basilica di Santa Maria in Cosmedin) e o Monumento a Vittorio Emanuele II. Mas como no dia anterior não tínhamos conhecido a Piazza Navona, que eu queria muito conhecer, coloquei-a no lugar da Bocca dela Verità.

Para nos acompanhar à visita das 4 primeiras atrações, que transbordam história, contratei, ainda no Brasil e por e-mail, uma guia brasileira que vive em Roma, chamada Edna Costa. Este foi um dos maiores acertos da viagem, pois o guia otimiza o nosso tempo, sabe o que vale a pena visitar e qual o melhor caminho para chegar até lá, enche você de informações históricas, dá dicas de boas lojas, restaurantes etc. Eu me arrependi muito de não ter contratado um guia para o passeio do dia seguinte, mas isso é assunto para outro post.

Em 4 horas fomos à Basilica S. Pietro in Vincoli, ao Coliseu, ao Arco di Constantino, ao Foro Romano, ao Campidoglio, ao Monumento a Vittorio Emanuele II, à Piazza Navona, e voltamos ao Campo de' Fiori, para conhecer a sua feira e tirar a impressão ruim do dia anterior. A Edna sugeriu que visitássemos a Basilica S. Pietro in Vincoli, que fica no caminho para o Coliseu, e substituíssemos o Palatino pelo Campidoglio.

Basilica di S. Pietro in Vincoli


Túmulo do Papa Júlio II e estátua de Moisés de Michelangelo

Correntes que prenderam São Pedro

Coliseu

O Coliseu é lindo! Estar lá é emocionante! 

Vocês sabiam que quando ele foi feito, era todo coberto por mármore de Carrara branco? Imaginem que espetáculo!

O ingresso para o Coliseu dá direito a visitar o Foro Romano e o Palatino. Sugiro que vocês o comprem antecipadamente, pela internet, para evitar uma fila enorme. Também acho muito importante a contratação de um guia ou de um audioguia para visitar o Coliseu e o Foro Romano.




Arco di Constantino

Infelizmente, estava em reforma, como muitos outros monumentos.

Foro Romano

Belíssima foto panorâmica do Foro Romano. Créditos: Wikipédia

Arco de Septímio Severo

Detalhes do Arco de Septímio Severo

Templo de Antonino e Faustina
Templo de Vesta

Piazza del Campidoglio

Esta praça foi redesenhada por Michelangelo e nela encontram-se o Palácio do Senadores, onde fica a Prefeitura; o Palácio dos Conservadores e o Palácio Novo, onde se situam os Museus Capitolinos.

Nós não visitamos os Museus Capitolinos.

Palácio dos Senadores

Réplica da estátua da loba amamentando Romulo e Remo. A original está dentro dos Museus Capitolinos.

Monumento a Vittorio Emanuele II, Piazza Venezia


Túmulo do Soldado Desconhecido



Piazza Navona

Esta praça é linda! Suas atrações são a Fontana dei Quattro Fiumi, a Embaixada Brasileira, a Fontana del Moro, a Fontana di Nettuno (que não estava lá, rs) e a Igreja de Sant'Agnese in Agone. 

Fontana dei Quattro Fiumi

Prédio da Embaixada Brasileira


Almoçamos no Campo de' Fiori, fomos andando até a Via del Corso, visitamos algumas lojas e depois pegamos um táxi até o hotel. A Via del Corso tem várias lojas legais, como Zara, Mango e Fossil. Eu não comprei nada para mim, mas meu pai comprou umas gravatas de seda bacanas. Na Via di Ripetta, que é paralela à del Corso, também tem uma enoteca legal (quase na Piazza del Popolo), com vinhos pra todos os gostos e bolsos.

Espero que a postagem não tenha ficado cansativa. Semana que vem eu falarei do terceiro dia, em Pompéia, e do quarto dia, quando visitamos o Vaticano.

Beijos e uma ótima semana,

Silvia Tanes :)

Edna Costa (guia turística)
http://www.ednacosta.com/
contato@ednacosta.com

6 comentários:

  1. uma viagem fantástica,e tenho certeza que foi inesquecivel fotos lindas. muitos bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jacy. Realmente, foi uma viagem fantástica. Beijos!

      Excluir
  2. E isso é só o começo Mayra...

    ResponderExcluir
  3. Que fotos indas! Deve ser um prazer conhecer tantos lugares que só vemos em filmes. Parabéns pela conquista!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! Realmente foi um prazer, a realização de um sonho antigo. Beijos!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.