19 janeiro 2011

Quantas pessoas convidar?


Uma das piores partes na organização de uma casamento, se não for A pior, é fazer a lista de convidados. Ou porque queremos convidar n pessoas, mas só temos condições de pagar por n-x; ou porque determinados familiares com os quais não falamos há anos, ou alguns colegas de trabalho, ficarão chateados se não os chamarmos; tem também o pai que quer aproveitar o casamento do filho para retribuir um convite profissional, a avó que quer convidar a amiga do bingo... Entre estes e outros inconvenientes, os noivos tem que rebolar para adequar a quantidade de convidados à sua realidade. E dentre este seleto número de pessoas que são convidadas para compartilhar conosco um dos dias mais importantes da nossa vida, existem aquelas que tem coragem de não comparecer ao evento. Pior: há pessoas que confirmam sua presença e não vão. Isso me deixa louca! Com exceção dos casos de morte e doença grave na famíla, nada pra mim justifica deixar de ir a um casamento, principalmente sem avisar antes. O carro quebrou? Pega um táxi! Está de plantão? Troca o plantão. Está cansado? Toma um energético! O respectivo não pode/quer ir? Vai sem ele!

As estatísticas mostram que aproximadamente 20% dos convidados comunicam que não vão comparecer ao casório (através do RSVP) e entre os que confirmam presença, 10% não aparecem. Baseada nestes dados, organizei uma festa para 100 pessoas, mas convidei 150. Todo mundo disse que eu estava maluca, que eu teria que pagar por uma grande quantidade de convidados excedentes, que ia faltar comida para as pessoas... Mas eu permaneci tranquila, certa do que estava fazendo.

Após o RSVP passivo e ativo (porque tem pessoas que não aprendem que tem que confirmar presença), 120 convidados disseram que iriam. Fundamentando-me nos 10% que confirmam, mas não aparecem e nos 10% a mais de pessoas que, caso aparecessem, o buffet não cobraria por elas, permaneci serena, mas Roberto, que não confiou em mim, contratou com o buffet e pagou o  open bar para mais 20 pessoas. Resultado: apenas 96 convidados compareceram ao casório. Deixaram de ir tios, primos e amigos muito próximos.

Conclusão: não tenham medo de convidar, chamem pelo menos 20% de pessoas a mais, pois elas faltam mesmo, muitas não entendem a importância de ser convidado para um casamento ou são egoístas demais para fazer algum esforço por você.

Beijos, Sil :) 

8 comentários:

  1. Lista realmente é uma coisa que tira o sono dos noivos... se bobear até mais que dinheiro, por mais que a falta de dinheiro atrapalhe bastante!

    Afinal, queremos todas as pessoas queridas ao nosso lado para compartilhar um dos momentos mais felizes de nossas vidas, né?

    beijão, ju

    ResponderExcluir
  2. Sil, obrigada memso pelo recado fofo no blog...adorei!

    sobre o RSPV, o meu foi uma catástrofe..rsrsr.
    Uma dúzia (literalmente) confirmou presença...de início fiquei tensa, mas depois relaxei e nem fiz o ativo...pq na prática vi que o povo não confirma mesmo! quem é intimo ou da família sempre pensa que é tão obvio que não vai faltar que nem pensa em confirmar presença...

    O mais engraçado é que dá meia dúzia que confimou não foi, pq moravam longe e pegaram mega chuva na estrada e tiveram que voltar para casa...

    bjoca

    ResponderExcluir
  3. Silvia,

    Gostei demais do seu blog. Você não tem ideia do quanto é bom compartilhar experiências com outras noivas, que como eu, estão muuito nervosas com todos os preparativos! Já te mandei um e-mail e pode ter certeza de que serei visitante assídua do seu blog!!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  4. Aiii nosso dilema, além da grana, é convidar apenas pessoas com energia boa, que gostem do casal.
    Realmente não queremos que nosso casamento seja um evento social - night. É um momento íntimo... Mas vai explicar isso pro povo do trabalho! hahaha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. eii flor
    amei o post, to SOFRENDO com esse negocio de quantidade!
    obrigada pelo comentário no blog GIFT PLACAS
    :D
    tem selinho pra vc lá no meu blog
    http://aninoivinhafeliz.blogspot.com/2011/01/selinho-noticias-imagens-de-noivinhos.html#comments

    beijinhos
    ;*
    Ani ღ Paulo Victor

    ResponderExcluir
  6. Nem fala, tenho que fechar a lista esse fds, pois tenho que estar com tudo pronto até dia 25!!! Teeeeeeeeeensa!!! Beijção

    ResponderExcluir
  7. Fechei minha festa para 300 pessoas e minha lista está em 391!!!
    Espero que algumas pessoas faltem!!!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu queria ter essa coragem, eu fechei para 216 pessoas e minha lista tem exatamente 216 pessoas, eu sou meio neurótica...
    bjs

    http://nandanoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.