14 junho 2010

Lua de mel: Serras Gaúchas


Vinícula Tonet

Para casais que gostam de frio, o melhor destino brasileiro para lua de mel são as Serras Gaúchas. Se não tivéssemos ido para lá ano passado, certamente iríamos para a nossa honeymoon, mas pretendemos voltar daqui a alguns anos, na época do Natal, quando dizem que as cidades ficam lindamente decoradas e há desfiles que mexem com o nosso lado infantil.

Gramado, Canela, Caxias do Sul, Nova Petrópolis são cidades muito bonitas, com uma arquitetura romântica, pessoas muito gentis, ruas limpas, belezas naturais e chocolates deliciosos. Elas possuem muitos pontos turísticos, mas falaremos apenas daqueles que conhecemos ou gostaríamos de ter conhecido.

Pontos turísticos que recomendamos

Em Gramado

1. Lago Negro. Belíssimo lago artificial cercado por azáleas (no verão), hortências (no inverno) e árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha, que deram origem ao seu nome.


2. Museu Hollywood Dream Cars. Exposição de 34 automóveis e 15 motos Harley-Davidson das décadas de 30 a 70.

Foto: Autoclassic

3. Mini Mundo. Graciosas réplicas de castelos, casas européias, ferrovias com trens em movimento e pontos turísticos brasileiros, como a Igreja de São Francisco de Assis, que fica em Ouro Preto.

Foto: gramado.rs.gov.br

4. Aldeia do Papai-Noel (não visitamos).

Foto: ClicRBS

5. Fábrica de chocolates da Lugano. Seus preços não são os melhores, mas é uma gracinha e seus chocolates, como todos da região, são deliciosos.


Em Canela

1. Mundo à Vapor. Parque temático com máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura. Sua fachada é a reconstituição em tamanho real de um acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895 (não entramos).


2. Parque do Caracol. Seu principal atrativo é a linda Cascata do Caracol.


3. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes (ou Catedral de Pedra). Bela igreja construída em estilo gótico inglês.

Foto: Zergui Pfleger

4. Alpen Park. Possui várias atividades. Recomendamos o trenó, a tirolesa e o cinema 4D.

Eu me aventurando na tiroleza.

5. Teleférico. Além de um passeio gostoso, possibilita uma belíssima vista da Cachoeira do Caracol.

6. Vinícula Jolimont. Seus vinhos não são vendidos aqui no Rio e são uma delícia.

Em Caxias do Sul

1. Igreja São Pelegrino. Possui belas pinturas do artista italiano Aldo Locatelli e uma réplica da Pietà, de Michelangelo.

Maravilhoso teto da Igreja São Pelegrino

2. Vinícula Tonet

Em Bento Gonçalves

1. Estação de embarque para o passeio de maria-fumaça até Carlos Barbosa, passando por Garibaldi. O passeio dura 1 hora e 30 minutos e inclui degustação de espumante, vinho e suco de uva. Um grupo folclórico percorre os vagões cantando e dançando músicas típicas. Custa R$60,00* e neste valor está incluso translado de ida e volta para o hotel e um ingresso para o show Epopéia Italiana.


2. Vinículas Miolo, Aurora e Salton (não visitamos as duas últimas).

Em Cambará do sul, há o Parque Nacional dos Aparados da Serra, cuja principal atração é o belíssimo Cânion do Itaimbezinho, um dos maiores do Brasil. Já tentei fazer este passeio duas vezes, mas não consegui, devido ao excesso de neblina na região.

Foto: Trekearth

Já em Nova Petrópolis, não deixem de visitar o Labirinto Verde.


Amanhã, falaremos de restaurantes e hotéis.

Beijos, Sil

*Valor em 11/06/2010

6 comentários:

  1. Bom dia, Sil. :D
    Como foi o fim de semana dos namorados?
    Caramba, que post ótimo. Com várias fotos e informações, achei muito legal mesmo. Vou passar a Lua de Mel no Nordeste porque meu noivorido nunca foi lá e eu gosto muito de praia e calor. Mas o Sul tem lugares realmente lindos e o friozinho deve ser ótimo pra namorar, né? Rsrs. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo post, rsrsrs, estamos mesmo em um dilema p/ escolher o local da nossa lua de mel e achei sua dica uma opçao perfeita!
    estamos fugindo do veraozão pq casaremos no fim de dez e vamos pegar o período do natal na nossa lua de mel!
    vou quardar as dicas de passeios!
    bj

    ResponderExcluir
  3. No fim do ano devo ir a gramado fazer um passeio e curtir o clima natalino.. as fotos estão lindas Silvia.. bjs

    ResponderExcluir
  4. Sil, a época de chuvas lá no Nordeste costuma ser no meio do ano (entre junho e agosto) e mesmo assim são aquelas chuvas típicas do Nordeste (chove fraco pela manhã e abre o sol à tarde), no geral chove muito pouco lá. Este ano, depois que tiveram essas chuvas catastróficas aqui no sul/sudeste, choveu muito forte também em parte da Bahia, mas não ouvi nada sobre o RN. Tem quatro anos apenas que moro aqui no Rio, vivi lá em João Pessoa a vida toda. O Nordeste tem muitas opções e os preços são mais baratos. Natal é uma cidade linda, vc pode conhecer as praias, passear de jipe pelas dunas durante o dia, andar de camelo(rs), ir a um restaurante legal na orla à noite, sem falar nas feirinhas de artesanato. Além disso tem toda infraestrutura de uma cidade desenvolvida (shoppings, cinemas, etc). Acho q vou postar sobre isso no blog, é muita coisa pra falar aqui, pq tem tb Fortaleza no Ceará(tem um pacote especial de lua-de-mel no Beach Park), Alagoas que é o nosso Caribe brasileiro, os Lençois Maranhenses, Fernando de Noronha, etc, etc...Enfim, a regra é que no Nordeste é verão o ano todo, mas nosso planeta está meio desrregulado, né? Bjos!!!(me empolguei)

    ResponderExcluir
  5. Desrregulado = desregulado
    Foi mal...rs

    ResponderExcluir
  6. To atrasada nesse post, mas adorei!
    Li linha por linha, amo viajar e adoro relatos de viagens!
    E que sonho esse labirinto!

    Mayra do nossoferiado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.