03 maio 2010

Save the date


Save the date significa “reserve esta data” e trata-se de um pré-convite que enviamos aos nossos convidados pelo menos 4 meses antes do casamento, comunicando-lhes a data do mesmo a fim de que eles não marquem outro compromisso para aquele dia.

É um costume nos EUA e de uns tempos para cá tem sido usado por algumas noivinhas brasileiras, pois é muito útil para convidados que moram em outra cidade ou outro país e precisam se planejar com antecedência para comparecer ao evento. Também pode ser eficaz quando o casamento ocorrer em datas nas quais as pessoas costumam viajar, como feriados.

Pode ser enviado por e-mail ou impresso e entregue através dos Correios. Pode ser feito em forma de cartão-postal, imã de geladeira, marcador de página... Use a sua criatividade!

Nós não teremos convidados de fora do Rio, nem casaremos em feriado, véspera de feriado ou ponto facultativo. Mesmo assim, abracei a idéia do save the date, pois acho que é uma forma criativa e charmosa de informar aos convidados a data do seu casamento, bem como permitir que eles se preparem com antecedência para o grande dia, independentemente de morarem perto ou longe, não marcando nenhum compromisso para aquela data e planejando-se financeiramente para gastos extraordinários, como aluguel de roupas.

Nossos saves foram enviados com 6 meses de antecedência, através de e-mail. Não mandei para todos os convidados, mas apenas para os padrinhos, parentes mais próximos e amigos mais íntimos. A reação das pessoas foi muito gostosa. Alguns responderam dizendo que a data já estava reservada, que a idéia era muito boa, que estava muito bonito... Fiquei feliz e orgulhosa, pois apesar de não ser uma noiva estilo do it yourself, eu mesma fiz nossos pré-convites. Trabalhei no programa Power Point e usei as mesmas cores do nosso site de casamento. Ficou simples, mas elegante, exatamente como eu queria.

Há vários sites com modelos de save the date, como http://www.davidsbridal.com/, http://www.savethedatemagnet.com/, http://www.theamericanwedding.com/ e http://www.weddingpaperdivas.com/. Neste último, inclusive, podemos personalizar os saves, salvar e enviar por e-mail ou imprimir. O site é muito bom, tem vários modelos lindos.

Existe também um programinha chamado Smilebox, que pode ser baixado gratuitamente na net e possui modelos de save que podem ser personalizados e salvos.

E você, vai aderir a esta moda?

Beijos, Sil :)

Alguns modelos:





Wedding Paper Divas

Constance Zahn

Eventualidades

8 comentários:

  1. Ficou fooofo!! Parabéns!!!

    realmente é muito gostoso ver a reação das pessoas, né??

    beijinhos, ju

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou das velas Silvia, Tenho certeza que seu casamento será maravilhoso... Um beijo

    Tb fiz o save the date, principalmenbte para que se casa nesses meses de férias, acho super importante...

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu comentário no blog, pq foi uma das poucas que concordou comigo, não que eu só queira gente que concorde comigo no blog, é q a maioria nem prestou a atenção que eu estava falando sobre o cabelo! Enfim, achei que ela acabou com a produção usando aquele penteado!

    Gostei do seu blog, estou te seguindo e aos pouquinhos vou me interando de tudo!

    E seja bem vinda ao meu cantinho tbm!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo!!
    Adoro save the date.É uma forma maravilhosa de deixar todos bem avisados sobre essa data especial.Adorei esses convites' que mostrou.Muito criativos
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi India. Obrigada pelos elogios.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Acho um luxo e além disso, uma forma de demonstrar carinho e muito respeito com os convidados.

    Parabéns pelo blog!
    Dani

    http://noivaembh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Silvia, que dica ótima, eu estava procurando mesmo modelos de "save the date". Acho que o convidado se sente prestigiado e querido quando recebe um. Dá a impressão mesmo que vc não abre mão da presença da pessoa, e por isso está avisando com muita antecedência. Eu acho isso.

    ResponderExcluir
  8. tb fiz o meu hehehe...muitos convidados de outro estado, bem útil mesmo.
    bj

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.