12 abril 2010

Mini casamentos

Eu sempre sonhei em fazer um festão de casamento, para todas as pessoas que eu conheço, com tudo do bom e do melhor, e por não ter condições financeiras para tanto, preferi juntar minha escova de dentes com a de Roberto antes de casar.

Minha intenção era arrumarmos a nossa casa e depois juntarmos dinheiro para a mega festa. Isso até eu conhecer uma das modas do momento: os mini casamentos, que são festas para poucas pessoas, apenas para os familiares mais íntimos e os melhores amigos. A princípio, a idéia me conquistou, pois parecia a solução para a nossa pouca grana, mas à medida que comecei a ler sobre o assunto, encantei-me com a possibilidade de ter uma recepção em que só estivessem presentes pessoas que realmente nos amam e que torcem pela nossa felicidade.

Há uma discussão sobre a quantidade máxima de convidados em um mini wedding, mas a maioria das pessoas, com as quais eu concordo, entende que não pode passar de 100. É claro que se duas pessoas que tem muitos amigos, que trabalham na mesma empresa há anos, casarem e convidarem apenas 200 pessoas ao invés de 800, para eles seu casamento será pequeno, mas analisando objetivamente, não será um mini casamento.

Esta opção de recepção pode ser uma alternativa para se economizar, afinal, quanto menor o número de convidados, menores os gastos com buffet, arranjos de mesa, lembrancinhas etc. Todavia, fazer um mini casamento não significa necessariamente gastar menos, pois dependendo do local onde será a festa, do buffet que será contratado, das flores que serão usadas na decoração e das lembranças que serão dadas, uma festa para 100 pessoas poderá sair bem mais cara do que uma recepção para 300 convidados. Além disso, em muitas casas de festas, quanto menor a quantidade de pessoas, maior o valor que eles cobram por cabeça. Recebi orçamentos de algumas casas (e não foi uma, nem duas, nem três) que chegaram a me cobrar para 100 convidados o dobro do valor que cobram para 200.

Entretanto, a possibilidade de se economizar em um casamento de pequeno porte é efetivamente maior porque:

1. Em virtude do reduzido número de pessoas, o evento não precisa ser realizado em uma casa de festas, podendo ocorrer em um restaurante charmoso, na casa dos pais dos noivos, na residência de algum familiar ou de algum amigo, em uma casa de veraneio, ou seja, em qualquer lugar pequeno, intimista;

2. Como a quantidade de convites será menor, o orçamento desse item poderá ficar muito caro, então, uma alternativa é comprar cartõezinhos e contratar uma calígrafa. Cartões escritos a mão, com uma bela letra, ficarão bastante pessoais e charmosos.

Atenção: convidar por telefone, e-mail, ou site de relacionamento não é intimista e sim deselegante;

3. O vestido da noiva pode ser mais simples, sem brilho, sem muito volume, confeccionado em tecidos fluidos;

4. Se os noivos tiverem habilidades manuais, podem fazer as próprias lembrancinhas; se as habilidades forem culinárias, podem fazer os docinhos, que mesmo sendo simples, ganham glamour se colocados em belas forminhas, de papel ou tecido, que também podem ser feitas em casa, afinal, a produção não será tão grande;

Importante1: Não é porque o casamento é familiar que bastam as fotos dos parentes e amigos. Um momento tão especial, onde só estarão presentes pessoas que realmente são relevantes para você, deve ser registrado com muito talento e emoção, pelo melhor profissional que se puder contratar. 

Importante2: O fato da cerimônia ser menor não dispensa a contratação de uma cerimonialista ao menos para o dia, porque administrar uma festa e usufruir dela plenamente é impossível, independentemente da quantidade de convidados que a recepção tenha. 

Eu e Roberto faremos um casamento íntimo para 100 pessoas. Poderia ser até para menos convidados, mas o noivo não consegue entender este conceito muito bem e quer sair convidando todo mundo (ainda bem que o círculo de amizades dele é bem pequeno). Nosso mini wedding será em uma casa de festas mesmo, mas tentarei fazer uma decoração bem aconchegante, para que os convidados tenham a sensação de que estão sendo recebidos na nossa própria casa.

Quem quiser dicas de lugares para mini casamentos em São Paulo, encontrará ótimas sugestões nos blogs Casa Comigo, Vestida de Noiva ou Constance Zahn. Já aqui no Rio de Janeiro, parecem bons locais a Confeitaria Colombo, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, o Restaurante 4 Estações, a Casa de Santa Teresa, o Restaurante os Esquilos etc. Na última edição da Revista Noivas Rio de Janeiro (verão/2010), também há excelentes dicas de lugares para uma recepção intimista no Rio.

Para ver alguns dos mini casamentos que eu decorei, clique aqui, aqui, aqui e aqui

E para solicitar um orçamento de decoração para o seu mini wedding, envie uma mensagem para contato@silviatanes.com

Beijos, Sil :)

Mini casamento em um castelinho na Alemanha. Nesta foto estão os noivos e todos os seus convidados.

Micro casamento no Havaí. Além dos noivos, do padre, do músico e do fotógrafo, havia apenas 4 convidados.

6 comentários:

  1. Adorei seu post! Também quero fazer um mini-casamento, mas meu namorado não quer de jeito nenhum!! =)Acho muito mais pessoal e elegante!!
    Beeijos

    A Thienny do Cabeça de noiva fez um post com vários lugares no Rio!! cabecadenoiva.blogspot.com

    licaoliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi SILVIA...

    Adorei o seu post. Acho super elegante sim mini casamentos, parabéns....

    Estou seguindo....

    beijos,
    Chaianne Magalhães

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas! =)

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Obrigada por ter mencionado o meu blog, fiquei muito feliz =D Se precisar de qualquer indicação, estamos aí!

    ..
    *

    ResponderExcluir
  5. Silvia, ainda não tinha lido seu tópico sobre mini weeding. Adorei! Bem legal vc destacar que o valor por cabeça em algumas casas de festa aumenta bastante. Deixei de escolher vários locais que tinham buffet associado e vários buffets por causa disso!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Anna Paola Busca13 setembro, 2010

    Obrigada por recomendar o Restaurante Os esquilos, vejo que seu casamento esta chegando , então muitas felicidadese tudo de melhor.
    Abraços
    ANNA PAOLA
    RESTAURANTE OS ESQUILOS

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.