27 abril 2010

Etiqueta para casamentos. Parte 2

Etiqueta para convidados

1. Somente o noivo, os pais dos noivos e os padrinhos podem usar fraque ou meio-fraque. Os convidados não.

2. A cor branca e cores como champagne, pérola e marfim são exclusivas da noiva.

3. As convidadas não são obrigadas a usar longo.

4. Nos casamentos diurnos, é permitido usar óculos escuros, exceto durante a cerimônia.

5. As mulheres só devem usar chapéu em casamentos durante o dia.

6. Não se deve utilizar em nenhum casamento, por mais simples que seja, roupas totalmente informais, como jeans e camiseta de malha, nem mesmo quando a cerimônia for no cartório.

7. Sempre respeite o horário dos convites, tanto da cerimônia, quanto da recepção.

8. Se a noiva não tiver cerimonialista, cabe à madrinha ajudá-la com o véu e o vestido.

9. Se houver jantar, o convidado não é obrigado a comer tudo o que lhe servem, bem como não precisa deixar nada sobrando no prato.

Obs.: Esta regra parece banal, mas coloquei-a porque de vez em quando ouço alguém dizer que é chique deixar um restinho de comida no prato ou um pouquinho de bebida no copo.

10. O convidado não deve ficar querendo aparecer em todas as fotos, nem pedir para ser fotografado. E caso o fotógrafo apareça para fotografá-lo, não deve ficar tentando aparecer mais que os outros.

11. O convidado não deve ficar bêbado, mesmo que seja da família. Pessoas bêbadas, volta e meia, passam vergonha, querendo dar “showzinhos”, sentindo-se mal ou tendo que ser levadas para o hospital.

12. No dia da festa, os noivos precisam dar atenção para muitas pessoas, portanto, por mais íntimo que seja, o convidado deve evitar concentrar e exigir a atenção do casal.

13. Nunca se deve pedir para levar uma lembrancinha além da que já se ganhou.

14. É deselegante pedir para levar docinhos e pedaços de bolo do casamento, por mais intimidade que se tenha com os noivos.

15. Se a loja em que o convidado comprar o presente não tiver serviço de entrega, este deve ser entregue na casa da noiva antes do casamento. Caso não haja tempo para isso, o presente deve ser entregue após o casamento, no dia seguinte se possível, na casa dos pais da noiva. Em último caso, se o convidado morar em outra cidade e tiver que ir embora após a cerimônia, deixe o presente no carro e entregue para a cerimonialista ou para os pais da noiva (se não houver cerimonialista) após a cerimônia, de maneira discreta. Nunca entregue o presente para os noivos durante a festa.

2 comentários:

  1. Ah tô adorando seu blog!!!! E essas dicas são muito úteis! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei esse post, depois vou copiar e colocar no meu blog tb.
    Bjs

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.