26 abril 2010

Etiqueta para casamentos. Parte 1

Adoro regras de etiqueta. Acho importante sabermos como nos comportar adequadamente em determinadas situações. O que não concordo é que nos tornemos escravos destas regras. Portanto, devemos amenizá-las e até mesmo contrariá-las, quando forem de encontro às nossas convicções. Sempre com muito bom senso, é claro.

Como o post ficou muito grande, hoje falarei das regras de etiqueta para os noivos e amanhã colocarei aqui as regras para os convidados.

Etiqueta para os noivos

1. Não se deve convidar algumas pessoas para a igreja e para a festa, e outras apenas para a igreja. Encurte a lista e convide todos para a festa. Uma saída para diminuir o número de convidados é chamar apenas os tios, ou os tios e um único casal de primos representando a nova geração.

2. É deselegante anexar ao convite cartõezinhos das lojas onde se encontra a lista de presentes. Os convidados é que devem perguntar onde está a lista. E acreditem: eles perguntam.

3. A lista de presentes deve conter objetos de valores variados e não somente presentes caros, para que todos os convidados tenham condições de presentear-nos.

4. Os noivos devem entregar os convites com pelo menos um mês de antecedência.

5. Quando retornarem da lua de mel, os recém-casados devem enviar por escrito cartões agradecendo a presença e os presentes dos convidados.

6. Para os casais que realizarem um mini-casamento, é elegante que enviem, após a cerimônia, uma participação aos parentes e amigos que não foram convidados, dizendo que o casamento foi apenas para os mais íntimos e oferecendo-lhes a sua nova residência.

7. Se o local escolhido para o casamento for de difícil acesso ou não tiver estacionamento, deve-se disponibilizar um mapa para os convidados, fornecer-lhes telefones de companhias de táxi, contratar manobristas, procurar se informar sobre estacionamentos próximos, enfim, tentar oferecer o máximo de conforto aos parentes e amigos.

8. Se houver outro casamento depois do seu, a noiva deve ser pontual. Todavia, se não houver, admite-se até 30 minutos de atraso nas cidades grandes e 15 minutos nas pequenas cidades.

9. Nos casamentos cristãos, o lado esquerdo é reservado para os padrinhos da noiva e o lado direito para os padrinhos do noivo. Nos casamentos judaicos é o contrário. Essa regra só deve ser quebrada se o número de convidados de um for maior do que o do outro. Neste caso, deve-se distribuir identicamente os padrinhos.

10. A noiva entra ao lado direito do pai, mas no altar fica do lado esquerdo. Entre o pai e o padrasto, a noiva deve escolher o pai, salvo se fizer questão de entrar com os dois, embora muitos digam que não é de bom tom uma noiva ser acompanhada por dois homens ao altar (fala sério!). Se os noivos forem mais velhos, estiverem casando pela segunda vez ou a noiva tiver perdido seu pai, o casal pode entrar junto.

Obs.: Acho muito legal quando a noiva que não possui pai entra com a mãe, ou mesmo possuindo pai, entra com os dois. Graças a Deus, ainda tenho meus pais e pretendo homenagear ambos entrando com um de cada lado.

11. A noiva deve entrar devagar, virando a cabeça suavemente de um lado para o outro, olhando e sorrindo para os convidados, mas sem mandar beijinhos ou piscar o olho.

12. Só quando o noivo colocar a aliança de casamento é que a noiva pode retirar o anel de noivado.

13. Usar luvas não é deselegante, mas pelo amor de Deus, retirem as luvas antes de colocar a aliança, pois usar anel por cima da luva é medonho.

14. A bênção das alianças pede uma música suave, os sons mais animados devem ficar pro final da cerimônia.

15. Na hora dos cumprimentos, temos que ter paciência, inclusive com aquele tio-avô que quer ficar horas relembrando momentos da nossa infância.

16. Não deixe de cumprimentar os convidados, nem que seja pelo microfone.

17. Deve-se evitar beber demais, para não fazer vergonha no próprio casamento e não se esquecer de nenhum momento.

18. É elegante parabenizar os pais dos noivos pelo casamento dos filhos.

Obs.: Particularmente, acho indelicado convidarmos uma pessoa sem o seu respectivo cônjuge, companheiro, noivo ou namorado, mesmo que nunca tenhamos visto o respectivo, pois odiaria se me convidassem para um casamento e não convidassem o Roberto. Se isso acontecesse, certamente eu não iria.

Beijos, Sil :)

3 comentários:

  1. Nossa! Ótimas dicas!
    Pensei que a noiva ficasse do lado direito no altar!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Aline: A noiva fica do lado esquerdo porque é deste lado que estão os seus padrinhos.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Comente! Sua opinião é muito importante para mim :)

Silvia Tanes - Decoradora de Eventos ©| Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.